quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tutora da UESC/UAB Barreiras teve pôster aprovado no Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância - Esud 2010

Maria Angélica Dórea
Maria Angélica Dórea, tutora de Pedagogia na EaD-UESC, polo de Barreiras, teve aprovado o pôster de sua autoria - "A Afetividade como Ferramenta no Processo Sócio-Interativo na EaD" - para o VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2010). O evento que aconteceu em novembro (3 a 5) em Cuiabá, é promovido pela Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede) e organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O VII Esud, que teve como tema central "A EaD e sua institucionalização: reflexões e processo", considera a premência do interesse de muitas IES públicas, atuando há pouco tempo na EaD, em discutir o processo de institucionalização, conhecer e/ou socializar experiências consolidadas ou em andamento.

O pôster, que tem como coautor o professor Paulo Eduardo Ambrósio (UESC), é um relato de experiência em tutoria de cursos na modalidade a distância, e a visão de uma tutora quanto a questão da afetividade envolvida no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância (EaD).

No seu trabalho os autores entendem que "a atitude afetiva e integradora no ambiente de aprendizagem deve ser considerada em real dimensão e inserida na arquitetura do curso como um de seus fatores primordiais". Outra conclusão a que chegaram, é que "a inclusão social, por meio da educação a distância, é um fato, desde que todos os envolvidos se comprometam e acreditem na formação pedagógica e na interação sociocultural dos discentes envolvidos no processo acadêmico". O link do Esud 2010 é: http://www.ufmt.br/esud2010.

Fonte: Jornal da UESC - Ano XII - nº 141 - OUTUBRO - pág. 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário