A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga na terça-feira (23/08) o resultado final da Avaliação de Desempenho Docente 2010 da Carreira de Magistério do Ensino Fundamental e Médio. Um total de 2.819 professores vai receber um aumento de até 15% no salário.
O efeito financeiro será retroativo a maio deste ano e entra na folha de pagamento do mês de setembro. Esta foi a segunda avaliação de desempenho realizada no Estado, colocando a Bahia como pioneira no processo, inédito no país. Com os classificados do ano passado, agora somam 6.335 beneficiados.
O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira. No mesmo dia, os professores também já vão poder consultar, no site do Cespe, o relatório de desempenho individual. A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do Governo do Estado. Acesse o relatório de Desempenho Individual.
Além de garantir um aumento salarial, a avaliação gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, e ainda ajuda os professores no seu próprio desenvolvimento.
“Esse segundo resultado consolida o processo de avaliação docente do Estado da Bahia, possibilitando uma política de valorização da carreira de magistério”, ressalta o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
Importância – Professora de História da Escola Estadual Reitor Miguel Calmon, em Simões Filho, Marlinda Oliveira Moraes foi classificada na primeira avaliação. “Acho importante. É uma forma de estimular o professor a se atualizar, a ler mais, seja sobre questões pedagógicas ou sobre a própria disciplina. Além disso, tem outro aspecto positivo que é a questão financeira, temos um aumento no salário. Isso é um bom estímulo”, considera a professora.
Coordenador de Pesquisa e Avaliação do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), braço da Universidade de Brasília (UnB), Marcus Vinícius Araújo Soares, destaca que a avaliação de desempenho baiana tem um duplo propósito, que é avaliar o sistema para direcionar as políticas públicas e promover uma progressão funcional. “Estes resultados fornecem aos gestores orientações de como direcionar as políticas públicas e até os recursos públicos”, pontua.
Avaliação - A avaliação de desempenho de professores da rede estadual integra o Plano de Carreira do Professor e é uma conquista da categoria, firmada em mesa de negociação, em março de 2008, entre o Governo da Bahia e os professores, através da sua representação legal, o Sindicato dos Professores APLB. O plano estabelece duas formas de progressão na carreira: uma por titularidade (cursos, especializações, mestrado, doutorado e outros) e outra através da avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho é composta por duas etapas. A primeira é a Avaliação Individual, que consiste na aplicação de prova de conhecimentos específicos e pedagógicos. Com questões objetivas e discursivas, a prova possui 45 questões e é de caráter eliminatório e classificatório. A segunda etapa é a Avaliação Institucional, considerando o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência.
Requisitos – A avaliação acontece anualmente. Para participar, é necessário ser integrante da carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, ocupante do cargo de professor ou coordenador pedagógico, ter concluído o estágio probatório.
Além disso, o profissional deve estar no efetivo exercício das atividades correspondentes às atribuições do cargo de professor ou coordenador pedagógico. As disciplinas de avaliação são: Artes, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário