segunda-feira, 16 de maio de 2011

CARTA ABERTA AOS HISTORIADORES

À Comunidade de História EAD,



Estamos finalizando o nosso semestre de 2010.2, com alguns avanços na estrutura do nosso curso nos setores de materiais didáticos, eventos públicos e organização do AVA. Sabemos, que há necessidade de serem feitas muitas mudanças ainda para juntos melhorarmos o curso ao nível de qualidade e eficácia que todos nós merecemos e queremos. Para tanto, é importante recapitular o passado, assim como o pássaro da mitologia africana, chamado de SANKOFA , que possui duas cabeças e segundo a tradição africana, uma cabeça da ave, olha para o passado e a outra olha para o presente. Como o Sankofa, ao olhar para o nosso passado, identificamos em que falhamos; quais os percursos que não devemos trilhar e as entraves que ainda precisamos derrubar. Contudo, ao visualizar o presente, podemos perceber que já tivemos alguns avanços, com o acréscimo de novos coordenadores à equipe de História e a distribuição dos trabalhos, o estreitamento do diálogo entre discentes e coordenação, etc. E disso, que foi feito e que ainda temos a fazer, é que podemos perceber a dinâmica do processo da vida e da história, que conforme a máxima de Heráclito de Êfeso: Ninguém se banha duas vezes na água do mesmo rio". Ou seja, tudo é devir  não se pode viver a mesma história, com a mesma intensidade, pois já somos diferentes, dinâmicos. Neste sentido, podemos demonstrar através dos tópicos abaixo, que ratificam e mostram concretamente ações que ao longo desse semestre pudemos empreender, mesmo com todas as adversidades vivenciadas, que construímos elementos importantes para o andamento do curso, como por exemplo:




a) Criação do  Fórum de Coordenadores de Pólo, para postagem das avaliações, evitando problemas de recebimento dos arquivos.

b) Reuniões semanais da Coordenação do curso para analisar e dirimir questões administrativas, acadêmicas, etc.

c) Organização de equipes de tutores-professores, para nesse período de dois meses (maio e junho) analisar, organizar e fechar notas e planilhas referentes aos semestres anteriores e suas pendências. 

Sobre o presente, estamos concluindo o semestre com as aplicações das provas de segunda chamada e provas finais que deverão estar acontecendo ao longo do mês de maio.

Dia 03.05  Segunda Chamada de OTE 1 (segundo semestre) 

Dia 03.05  H.P.P ( quarto semestre)

Dia 10.05  Segunda Chamada de Teoria da História (segundo sesmestre)

Dia 23.05  Provas Finais de Indígena e História do Pensamento Político (quarto semestre) / OTE 1 (segundo semestre)

DIA 30.05  Provas Final de Teoria da História 1

O presente também reserva um convite à todo o corpo discente. A participação em um curso de extensão que tem o objetivo de iniciar o Projeto de TCC e poderá ser utilizado como carga horária para as atividades de conclusão de curso:

Curso de Extensão: Construção e Execução de Projetos Interdisciplinares de Pesquisa.
Carga Horária: 120H
Previsão de Inicio: 17.05.2011
Matricula: A matrícula no curso é facultativa, será online, disponibilizada no AVA pela coordenação do curso de História.
Público alvo: Todos os discentes do curso de História das turmas de 2009 e 2010.

Além do curso, estamos:
  • Organizando seleções para escolha dos professores autores para o material de 2012 e 2013;
  • Acompanhando junto aos autores já selecionados, através de reuniões, e-mails, telefonemas, a produção do material para o semestre de 2011.


Ainda sobre o material didático, estamos fazendo o levantamento junto aos Pólos da situação real dos materiais por disciplina.

Sobre a divulgação das notas, informamos que as disciplinas do quarto semestre (História Indígena e História do Pensamento Político) e do segunda semestre (Organização do Trabalho Escolar 1 e Teoria da História 1) tem um espaço no AVA reservado para a postagem das planilhas com as notas para a visualização de todos.

Ainda no presente, mais precisamente, neste semestre, foi realizado o primeiro Encontro de História EaD, ocorrido em Irecê-Ba. Foi um momento fabuloso e ímpar de contato com o corpo discente e com as solicitações dos Pólos e aproveitando, informamos que o modelo do certificado já encontra-se finalizado e estamos precisando de material para a impressão, para serem enviados aos Pólos.

Todavia, agora que estamos no momento final do semestre de 2010.2, podemos tentar olhar para o futuro, vislumbrando horizontes mais coerentes com os desejos de melhorias e qualidade de ensino na modalidade EaD para o curso de História.

O futuro nos reserva:

  • O retorno ás aulas no dia 01 de Julho, com o início do semestre de 2011. 
  • A organização do projeto e reconhecimento do curso.
  • A organização de um regimento interno, desenvolvido pelas coordenações dos diversos cursos, para reger as demandas dos cursos EaD.
  • A organização pelo curso de História, de Comissões para estruturar o Segundo Encontro de História, que acontecerá em 2012, em Santo Estevão.
  • A organização da Primeira Revista Virtual do curso de História  EaD da UNEB.
  • A organização de videoaulas de curta duração.



Desde já, agradecemos e pedimos á todos e à todas a colaboração e a parceiria de sempre, para que possamos, juntos, empreendermos essas mudanças tão necessárias e importantes à vida acadêmica de nosso curso.


Cordialmente,

A Coordenação

Nenhum comentário:

Postar um comentário