O III Encontro de Novos Pesquisadores em História convida os pesquisadores e estudantes da área de História e afins para participar do evento que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de maio de 2011, em Salvador - BA.
Este evento pretende construir um espaço de diálogo para reunir a comunidade acadêmica interessada em debater questões e problemas ligados à História. Verifica-se, atualmente, um significativo aumento da produção no campo do conhecimento histórico, presente em instituições públicas e privadas por todo o estado da Bahia, cujos programas de pós-graduação atendem demandas de pesquisadores tanto da região norte quanto da região nordeste. Dado o tamanho considerável deste público e do processo de consolidação do evento proposto, evidencia-se a importância do encontro, pois o mesmo favorece a divulgação de pesquisas recentes e fomenta novas investigações.
Assim, a terceira edição do evento (3 a 6 de maio de 2011) se fundamentará sobre uma diversidade de mini-cursos e mesas de discussão que tentarão abranger os mais diferentes campos da historiografia contemporânea, onde serão apresentadas comunicações. Também pretende-se montar exposição em homenagem aos 200 anos de imprensa na Bahia.
O encontro será dividido em três conferências, nas quais se discutirá a imprensa na Bahia e no Brasil; a história e historiografia da América Portuguesa e a história indígena no Brasil. Em relação à sua estrutura, optou-se por adotar a seguinte metodologia: reunir dois professores, um da Bahia e outro de fora do estado, visando demonstrar as diferenças e similaridades entre a produção historiográfica realizada por esses profissionais.
Para efetuar a inscrição, pedimos que sejam enviadas propostas para o e-mail novospesquisadores2011@gmail.com, tendo como título a palavra "Inscrição". Para as comunicações, será cobrada uma taxa de R$10 (dez reais) e de R$15 (quinze reais) para os minicursos, a ser depositada na Conta Poupança (Banco do Brasil): 16129-2 (Variação 01); Agência: 3448-7 em nome de David Barbuda Guimarães de Meneses Ferreira. Vale ressaltar que o pagamento da taxa NÃO garante a aprovação, bem como NÃO haverá ressarcimento da quantia paga. Deve constar no anexo do e-mail a proposta de inscrição em formato ".doc" ou ".odt" e o comprovante de pagamento ou transferência em formato ".jpg" ou ".pdf". Além disto, no corpo do texto do e-mail, deve constar o nome completo do proponente; titulação e instituição acadêmica à qual pertence. Lembramos que propostas apresentadas fora do padrão serão desconsideradas e que cada proponente poderá submeter somente uma comunicação e/ou mini-curso.
Serão aceitos o máximo de seis mini-cursos ou oficinas. As propostas devem constar de ementas em português, máximo de 500 palavras, indicando o tema e a metodologia, em letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado; título em negrito, centralizado e tamanho 12; nome do autor, titulação e instituição a qual pertence. Em caso de oficina, o proponente deverá indicar as atividades a serem desenvolvidas.
Para as comunicações, exige-se que todas sejam feitas em português; tenham relevância científica para o campo da história e áreas afins, representem inovação conceitual, e/ou reúnam fontes inéditas, e/ou com interpretação diversa da corrente; sejam inéditos, sejam originais quanto à temática e/ou à forma de abordagem; e tenham coerência metodológica. O formato do resumo expandido deverá ter entre 1000 (mil) e 1200 (mil e duzentas) palavras, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado; título em negrito, centralizado e tamanho 12; nome do autor, instituição e titulação, alinhado à direita com três palavras-chaves e a indicação das mesas temáticas, evidenciando as duas opções. Em caso, de iniciação cientifica indicar nome, instituição e titulação do orientador, ressaltamos que o apresentador da comunicação não poderá ser o orientador. A contagem de palavras não inclui as notas de rodapé, contudo deve reservá-las apenas para citação dos documentos e bibligrafia citados no seu resumo. Evitando, assim, notas demasiado extensas e explicativas. Não é necessário arrolar toda a bibliografia utilizada, deve apenas constar a referência das obras que foram citadas no corpo do texto através de nota de rodapé.
As propostas serão selecionadas pela Comissão Organizadora, a partir dos resumos expandidos e das ementas enviadas. Os avaliadores reservam-se ao direito de aceitar totalmente, sugerir alterações ou recusar os trabalhos propostos. A comissão procurará, na medida do possível, adequar as propostas às mesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário