segunda-feira, 30 de julho de 2012

PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE MATRICULA WEB 2012.2


Prezados alunos,

PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE MATRICULA WEB 2012.2, até o dia 31/07/2012 às 23:59h para os alunos que ainda não fizeram a matrícula.

Sobre os problemas relatados, seguem as instruções:

- Alunos com trancamento que não conseguiram logar pois o sistema acusa abandono do curso
 O POLO DEVE ENCAMINHAR OS DADOS DOS ALUNOS - NOME COMPLETO, NÚMERO DE MATRICULA E POLO PRESENCIAL - QUE ESTÃO NESTA SITUAÇÃO PARA QUE SEJAM ATUALIZADOS NO SISTEMA E TENHAM ACESSO LIBERADO PARA MATRICULA.

- Alunos que ao tentar logar aparece dados de outros alunos e assim não conseguem realizar a matricula
Estes alunos devem entrar em contato com o 0800 e informar a situação.

- Alunos que alegam não conseguir falar com o 0800 para esclarecimento de dúvidas
 O setor funcionou normalmente de 23/07 a 27/07, tendo inclusive, momentos sem ligações. Com esta prorrogação até o dia 31/07/2012, o 0800 funcionará de 08 às 18h.

   
Att.
Francine Mendes dos Santos
Coordenação Geral EAD UNEB

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Feriado municipal

Prezados alunos,
 
Na próxima quinta-feira - 02/08/12 em Barreiras é feriado municipal, comemora-se o dia do Evangélico.
 
Att,
    -- 
  Kássia C. Macêdo
    Coord. Polo UAB Barreiras

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Conheça mais sobre a UAB


"O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação".


À frente da Dired, o professor Rodrigo Camargo é um grande defensor da educação à distância e garante que o verdadeiro desafio do seu trabalho é conseguir consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável, que seja capaz de expandir, com solidez e estratégia, o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Em entrevista exclusiva à equipe de comunicação do IAT, Rodrigo fala também sobre a Universidade Aberta do Brasil, os Núcleos de Tecnologia Educacional e garante que todo o trabalho é feito de maneira integrada e colaborativa.
 
.O que é a Dired e quais os seus projetos?
A Diretoria de Educação a Distância e Tecnologias Educacionais tem como missão articular diversas ações de formação de profissionais da educação através do uso integrado de novas tecnologias da informação e comunicação, as TIC. Para lidar com esse desafio de maneira estruturante, contamos com uma rede de apoio formativo distribuída por todo o Estado, que consta de um sistema de transmissão de videoconferência com 32 auditórios, 16 Núcleos de Tecnologia Educacional e 26 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com essa estrutura física e tecnológica, buscamos chegar com os projetos da Secretaria Estadual de Educação a todos os cantos da Bahia.
.O que é a UAB? 
O Sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa criado pelo Ministério da Educação e operacionalizado pela CAPES para fomentar a educação a distância (EAD) no setor público através das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos governos locais. Assim, a UAB não é uma universidade física, mas um sistema integrado por universidades públicas e governos municipais e estaduais, que são os mantenedores de polos de apoio formativo. O Sistema UAB tem como prioridade a ampliação e interiorização da oferta de formação inicial e continuada de professores, por meio da educação à distância, e desenhos curriculares inovadores com uso ampliado de tecnologias da informação e comunicação.
.Quem pode se inscrever nos cursos de graduação da UAB?
Os professores podem se inscrever nos cursos ofertados pelas universidades através da UAB na plataforma Paulo Freire http://freire.mec.gov.br/index-static, pelo plano de formação de professores das escolas, por meio do PDE interativo e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social. Para se inscrever nos cursos do Sistema UAB por meio destas plataformas, o candidato deve ser professor da rede pública estadual ou municipal e seguir os prazos de inscrição que são divulgados pela internet nos portais do MEC, da SEC/IAT, das respectivas plataformas mencionadas e das próprias universidades. Além disso, o candidato deve ser aprovado em um processo seletivo da universidade. O acesso aos cursos ofertados para a demanda social no Sistema UAB é aberto a qualquer candidato que tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela universidade que ofertará o curso escolhido.
.Quais os benefícios para o professor da Rede Estadual?
Apoio logístico, através da bolsa-auxílio, para aqueles que não residem na cidade onde se localiza o polo da UAB que ofertará o curso.
.Quantos polos existem e como eles funcionam?
Temos hoje na Bahia 58 polos de apoio formativo, sendo 32 municipais e 26 estaduais. Os polos funcionam em consonância com os modelos de EAD de cada universidade que oferta cursos, utilizando diversas mídias e sistemas de ensino integrado a plataformas digitais com tutoria a distancia e presencial. Todos os polos são dotados de uma infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos que garante o pleno desenvolvimento das atividades dos cursos com qualidade, segundo as diretrizes da CAPES e contínua avaliação deste órgão do MEC.
.Quais os desafios de coordenar este programa?
Os desafios são vários e podemos mencionar alguns aqui. Em primeiro lugar, temos envidado esforços para garantirmos a melhor infraestrutura possível para os polos que são continuamente avaliados seguindo o padrão rigoroso da CAPES/MEC, responsável atualmente pelas políticas de pós-graduação e de formação de professores em exercício no Brasil. Outro desafio é o processo de institucionalização da EAD no Estado e nas universidades públicas que ofertam cursos pela UAB. Além disso, temos o trabalho contínuo de formação de opinião acerca da importância da educação a distância na atualidade a fim de acompanharmos a crescente tecnologização da sociedade, expandirmos o acesso ao ensino e à formação continuada. Todos estes aspectos visam garantir sustentabilidade institucional, técnica, jurídica e financeira com a meta de se consolidar a oferta de cursos seguindo todos os padrões de qualidade indicados pelo MEC. Assim, vejo que o grande desafio é consolidar um parque tecnológico e institucional sustentável que seja capaz de expandir com solidez e estratégia impulsionando o desenvolvimento regional dos diversos territórios de identidade da Bahia. Este processo desafiador deve envolver o Estado como um todo.
.Qual a avaliação da UAB até agora?
A melhor possível! Estamos muito felizes com o andamento dos trabalhos até o momento. Temos uma equipe competente, extremamente comprometida com as atividades e que conta com o apoio de diversos setores do IAT e da SEC para lidar com os desafios do cotidiano. Em 2011, atingimos a meta estabelecida de formalizar toda a documentação solicitada pela CAPES/MEC, como os termos de compromisso, acordos de cooperação técnica, bem como a publicação do decreto de criação dos polos (decreto estadual 13.301 de 19/09/11). Com estas ações concluídas em 2011, avançamos muito no processo de institucionalização dos polos estaduais da UAB na Bahia.
.Existem perspectivas da criação de novos polos?
Como falei anteriormente, nosso foco este ano é a consolidação da infraestrutura (física, tecnológica e de pessoal) dos polos UAB e a regularização de pendências identificadas pela CAPES durante vistorias realizadas nos polos, do segundo semestre de 2011 a  maio de 2012. Neste sentido, a DIRED está diretamente alinhada com a prioridade atual da diretoria de EAD da CAPES, que busca regularizar a situação dos 774 polos existentes no país antes de poder avaliar e deliberar acerca de processos de criação de novos polos. Com esta consolidação, a expectativa é o fortalecimento de articulação acadêmica sustentável para a ampliação da oferta de cursos pelas universidades partícipes do consórcio da IPES públicas do Estado.

Fonte: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/3027 acesso em 12/07/2012 - com adaptação.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

REUNIÃO – MENSAL


REUNIÃO – MENSAL

Polo UAB Barreiras
DATA: 13/06/12
PARTICIPANTES:
*  Coordenação
*  Secretária
*  Bibliotecária
*  Técnico Informática
*Assistente Técnico Informática
*  Tutores Presenciais
* Serviço de apoio

PAUTA:
*   Apresentação da nova equipe.
*  Como acontece o andamento de processos licitatórios / aquisições (placas visuais, computadores, periféricos para composição de laboratórios de informática, telas de projeção e datashow).
*  Laboratórios de Ciências (Logística para as aulas presenciais / articulação com a UNEB).
*   Uso do cartão corporativo – o que pode comprar.

REUNIÃO TÉCNICA
***  Atribuições do coordenador de Polo UAB:
* Acompanhar descentralização de recursos para as DIREC.
*  Empenho do valor;
*  Disposição de carga horária;
* Contatos com Coordenadores de cursos;
*  Envio de frequências cursistas;
*  Informações para banco de dados;
*  Articulação entre o mantenedor e as Universidades que ofertam cursos nos Polos).
*  Monitoramento da CAPES/ Oferta de cursos. 
*  Desprecarização regime PST nos Polos. 
*  Ações para a publicização dos Polos UAB/divulgação de suas atividades.
*  Discussão sobre:
* Conselho Gestor de Polo,
*  Plano de Gestão do Polo
*Regimento Interno do Polo.

PENDÊNCIAS
*  Internet
*  Conserto telhado – em serviço
*  Placas identificação - chegaram
*  Instalação telefone –  em serviço
*  Purificador de água – adquirido

Na oportunidade foi comemorado o aniversário  de Consuelo Nascimento (bibliotecária)!
Kássia iniciando a reunião