sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado em Matemática, modalidade EAD

 
Estão abertas inscrições para o exame Nacional de acesso para o Mestrado em Matemática, na modalidade a distância.

A Universidade Estadual de Santa Cruz disponibilizará 20 vagas. O programa prevê o custeio de bolsas de estudo e é destinado prioritariamente a professores das redes públicas de educação básica, mas em caso de não preenchimento das vagas, essas poderão ser disponibilizadas à demanda social.

Maiores informações, na página http://www.profmat-sbm.org.br.

O período de inscrições será do dia 01/01/2011 e se encerrará no dia 31/01/2011.

Telefone para contato na UESC (73) 3680-5458 / 3680-5106.

ABERTAS ATÉ 28/02/2011, PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DO 1º SEMESTRE DE 2011



Serão ofertadas vagas na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica dos professores da rede pública de ensino em todas as licenciaturas.


Essa é uma grande oportunidade para todos os professores da rede pública que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem fora da área de atuação. Há oferta de cursos para Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais, Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Letras, Língua Espanhola, Inglesa e Artes.


O Novo Programa de Formação dos Professores é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC e da Secretaria da Educação - SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira - IAT. A ação é desenvolvida em parceria com as instituições de ensino superior e atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime REDA.


Os educadores docentes que não possuem curso de graduação devem se inscrever na primeira licenciatura; aqueles que possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área, na segunda licenciatura; já os que possuem formação em nível superior em bacharelados, em cursos de complementação pedagógica.


O Estado realiza um trabalho intensivo com o intuito de convidar os professores do Estado que não possuem licenciaturas, e que estão em desvio de função ou são bacharéis, para receber a formação inicial. Nesse momento, estão sendo ofertados somente cursos de formação inicial. Objetiva-se, no ano de 2011, oferecer cursos de formação continuada nos diversos campos do conhecimento.


É importante salientar que os professores que já foram validados nas etapas anteriores, mas ainda não estão cursando as licenciaturas, devem realizar uma nova pré-inscrição. Todos os cadastros que estavam presos, em virtude da não oferta de alguns cursos, serão liberados a partir deste momento, e assim os professores do Estado e município terão o direito de se inscrever em outra universidade.


A última deliberação da CAPES, que coordena o Plano Nacional de Formação, é que os professores das redes estaduais e municiais que estejam em efetivo exercício podem fazer as formações, incluindo os REDAs do Estado, os prestadores de serviços dos municípios e os professores da Educação Infantil e das creches, mesmo aquelas conveniadas. Nesse último caso, mesmo professores que não são efetivos do município e trabalham podem participar.

Para realizar o seu cadastro, acesse o endereço abaixo:

http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/1378

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Locais e data da prova do concurso para professores são divulgados

A edição de quinta-feira (30/12), do Diário Oficial do Estado da Bahia traz as informações sobre datas, horários e locais de aplicação das provas do concurso para professores. O processo seletivo, que visa ocupar 3,2 mil vagas na rede estadual de ensino, terá suas provas aplicadas no dia 9 de janeiro, com 4h30 de duração. Os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h, obedecendo ao horário da Bahia.
As informações das provas objetivas e da prova discursiva ainda podem ser conferidas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.bre no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), que organiza o processo. As provas serão compostas de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 de conhecimentos específicos, além da prova discursiva. O processo seletivo ainda avaliará os títulos do candidato.
As vagas serão distribuídas entre as 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc), para os cargos de Professor Padrão P – Grau 1, com carga horária de 20 horas semanais e salário base de R$ 654,32 mais 31,18% de gratificação de estímulo à atividade classe, totalizando a remuneração de R$ 858,34. No concurso estão inscritos mais de 45 mil candidatos.
FONTE: SEC/BA